quinta-feira, 11 de abril de 2013

O mito.

Talvez mais, não certamente mais, que o frio e o céu permanentemente cinzento-suicída, o que me chocou mais na Bélgica foi o ambiente profissional. Vim à espera de encontrar um paraíso de profissionalismo e saber fazer, e deparo-me com Portugal um pouco mais disciplinado e metódico. Um pouco, mas não muito. E não pensem que os súbditos de Alberto II passam o tempo a coçar a micose, pois a Bélgica é um dos países mais produtivos do mundo. Mesmo fazendo o desconto da tortura dos números (a Noruega é a primeira da lista), isto não deixa de ser impressionante.

Portanto, o Ganhem Vergonha falha o alvo. O problema não reside nos estágios de borla ou nos baixos salários. São sintomas, não são causas e não vale a pena eu explicar, o Pedro Leitão já explicou. Posso acrescentar que o ideal operário do tuga desenrascado é um dos mitos que mais nos tem colectivamente fodido. Confirmo que já fui profissionalmente enrabado por quatro nacionalidades diferentes, com toda a pinta diga-se, porque tinha a mania que a desenrascar é que se trabalha bem.

Olhando para trás, bem estúpido fui eu quando me ria das burocracias do ISO-9001 ou do MISRA-C (lamento, este blogue não é só Borges e Nabokov). A institucionalização de processos de trabalho é a morte do artista do desenrascanço, mas é também o que me permite picar o ponto às 16h30 da tarde sem sentimentos de culpa por deixar o trabalho a meio.

No entanto o Ganhem Vergonha acerta num ponto; também, disparam com zagalote de 12 e nalguma coisa haviam de acertar. É incrível a falta de respeito e dignidade por quem trabalha em Portugal. E não estou a falar dos baixos salários, que são consequência da baixa produtividade, e a esquerda que vá mamar na quinta pata do cavalo. Muito pato-bravo, engravatado porque fica melhor na TV, trata os empregados abaixo de cão porque imagina que só assim os madraços dão lucro.

3 comentários:

silvia disse...

O trabalho em qualquer parte do mundo bem feito será sempre igual.

Se tivermos disciplina e responsabilidade nunca corre mal.

Aproveita a tua experiência para quando voltares dares o exemplo
sempre acreditei que a melhor forma de ser seguido é agir bem.

remar contra a maré dá frutos
palavra de remadora:))))

Em que Local da Bégica estás ?!

ngoncalves disse...

Silvia,

Estou em Bruxelas mas de momento trabalho em Charleroi.

silvia disse...

És um sortudo :)
Aproveita :)
Sem orgulho idiota mas com a confiança que somos um povo especial :)nós os portugueses só temos por vezes dificuldade em nos situarmos na rota :)

felicidades :)))