sábado, 21 de junho de 2008

The Cowboys



Prepara-se mais confronto titânico na nossa «cidade». Enquanto governam os democratas socialistas, os sociais democratas preparam-se para apresentar - esculpir, agilizar, afinar, construir - toda uma política de inovação social e retoma económica, que digo eu, toda uma política de fulgurante explosão financeira e multiplicada riqueza. Como ? O deputado Frasquilho - enquanto não explica como é possível almejar credibilidade dotado de uma barba incompreensível - dá a receita: o PSD deve distinguir-se com um «projecto estrutural de política fiscal» que inclua a descida progressiva da taxa nominal do IRC até 15 por cento, a aproximação dos impostos sobre os combustíveis às taxas cobradas em Espanha e a redução para três dos escalões do IRS. Porém, se não compreendemos a sua barba, como entender a sua política fiscal.
Frasquilho terminou a sua intervenção lançando um emocionado grito de solidariedade à líder do partido: «Dra. Manuela Ferreira Leite, pode contar comigo para ajudar a melhorar Portugal».


Como o leitor imaginará, é o registo de um western, filmado algures entre o Texas e Nevada. É o pôr do sol, os bandidos fugiram com a família de “Portugal” - Portugal é uma espécie de avô, fragilizado, que não pode já embarcar em perseguições de carabina e noites de relento - e Frasquilho, olhando o horizonte pleno de catos e cascalho, oferece o seu conhecimento sertanejo para cumprir a espinhosa missão. O “Estado”, esse bandido que assombra os maviosos ranchos das famílias e dos negociantes, cavalga com a sua matilha de burocratas, a fim de passar a fronteira a buscar auxílio junto dos perigosos índios selvagens, os «totalitários defensores do estatismo».


Entretanto, na penumbra crepuscular do acampamento, Borges e Beleza aquecem a refeição e o café, em recipiente de alúminio, confortados pela coragem do viril Frasquilho, da solene senhora Leite, e da brisa de Verão, que junto a um rio de seixos e pacíficas águas correntes, traz os ecos de épicas conquistas democráticas. Enquanto recordam douradas missões junto ao Mississipi, colonizações pioneiras em busca do desenvolvimento, a construção de um país contada aos netos, torcem pelos bravos que perseguem os ameaçadores da liberdade. Eles são homens e mulheres de coragem, eles estão ali por Portugal, eles sacrificaram a vida em busca de um sonho, eles sabem que podem contar uns com os outros.

Sem comentários: