domingo, 18 de novembro de 2007

Ser um mais ou menos cidadão responsável!

Um dia destes estava eu a correr no meu ginásio (Passeio marítimo) e coloquei-me a mim mesmo uma questão. Se já faço parte daquela parte da população com mais de 18 anos, e que por isso tenho responsabilidade de exercer o meu direito de voto, como todas as pessoas com mais de dezoito anos têm, e também tesponsabilidade de escolher quem eu quero que governe o meu país, porquê não me posso candidatar também a cargos públicos da sociedade como primeiro-ministro ou presidente da república. Não é a questão de votarem em mim ou não. Acho que não tenho muito dinheiro para alimentar grandes máquinas de propaganda política, mas seria justo, numa perspectiva que se cada pessoa com direito de voto é suficientemente dotado de capacidade crítica e que por isso vota em quem acha, segundo os seus princípios obviamente, então também deve ser capaz de se propor a cargos públicos, como os que referi a cima. É preciso por os olhos em verdadeiros exemplos de democracia, como a democracia ateniense. Mas como é óbvio, nós não percebemos nada de democracia nem nada desses assuntos, só aqueles senhores lá daquele sítio das leis, lá para Lisboa!

3 comentários:

Rafael Ortega disse...

até concordo contigo na parte de te poderes candidatar a esses cargos, e eu votava em ti, porque se toda a gente diz que os politicos são muito competentes e depois é o que se vê, eu prefiro votar num incompetente. lol
quanto a democracia ateniense vai ler uns livros de história, porque era imperialista, tinham escravos e só os que eram ricos é que podiam exercer cargos públicos, porque não se recebia nada por desempenhar os ditos cargos(pelo menos até certa altura).
mas termos uma democracia que funcionasse, com politicos sérios e responsáveis que estivessem lá para trabalhar para a população e não para eles, isso sim era bom. se calhar deviamos emigrar para a suécia ou assim...

binary solo disse...

O problema aqui é se te candidatares se serás um gato? ou um rato? porque aumentar o buraco da porta dos ratos já temos que chegue.

ps: good luck para os espaços linerares. bem precisas

Obi Wan Kenobi disse...

Para se candidatar a Presidente da República, consultar o artigo 122º e 124º da CRP.
Se a ambição for ser deputado, ou Primeiro, terá que, ou pertencer ou criar um partido e proceder de acordo com os artigos 149º, 150º e 151º da CRP.
Quanto aos fundos, uma bem arregimentada campanha de angariação, à boa maneira americana, pode ser a solução para a restrição orçamental que enfrenta.
Até o G.W.Bush conseguiu.
Cumprimentos a El_presidente