domingo, 18 de novembro de 2007

Para quê privatizar empresas públicas?

Num momento em que se fala na privatização da empresa Estradas de Portugal (sim porque o que o governo quer fazer é uma privatização disfarçada aos olhos de todos nós). Mas agora pergunto-me o porquê destas privatizações todas em nome de um estado mais eficaz e em nome da redução do peso do estado na sociedade. Aquele conjunto de tecnocratas e reveladores da verdade como o compromisso Portugal dizem que o estado deve ter menos peso na sociedade e deve privatizar mais empresas. Será mesmo isso que Portugal precisa. Acho que não! Provas dadas do contrário são as empresas estatais, outrora privatizadas, que agora dão imenso lucro, mas que já nao pertencem às mãos do estado ou na realidade, já não pertencem à grande maioria dos portugueses!
O que se quer, no meu ponto de vista, é um estado cada vez mais forte com maior peso na sociedade através de empresas públicas, para concorrer com as privadas. Não se pode deixar as empresas que todos nós criámos a partir dos nossos impostos cair em mãos alheias. O que é de facto importante é essas empresas criarem riqueza e essa mesma riqueza ser canalizada para a educação, ciência, melhores cuidados de saúde, enfim todos os pontos essenciais para termos uma sociedade mais justa e mais equilibrada, onde na prática todos tenham acesso às mesmas coisas, e não só um conjunto de uma elite (que é sempre a mesma e já chateia, na minha opinião).
Se desresponsabilizarmos o estado das suas funções, para quê votarmos. Só para ter uma, e desculpem-me a expressão, cambada de pseudo-intelectuais que só, pelo menos na maioria das vezes burucratizam leis. Também se não concordarem comigo, amigos na mesma, mas então em tom irónico coloco esta questão : Porque não privatizarmos o estado?
Tenho dito

1 comentário:

Obi Wan Kenobi disse...

Pela descrição, aconselho a que emigre para a bela e recomendada Venezuela.
Gostaria de conhecer quais as empresas públicas que tanto contribuem para os cofres do Estado. Depois sim, o direito ao contraditório continuará.
Cumprimentos a El_Presidente.