sábado, 13 de outubro de 2007

Definições para um arranque

E assim começa a escrita activa no blog. Apesar de acompanhar há muito a blogoesfera, a minha participação era (quase) nula. Sempre assumi que este tempo seria perdido, pois há outras coisas mais importantes na vida. Então o que me faz mudar de ideias? Talvez a Ermida e seus desafios inovadores, talvez a vontade de escrever, talvez nada. Escrevi em jeito de brincadeira num site que fiz para mim, que o meu hobbie era salvar o mundo. Talvez seja mesmo. E assim começa a escrita.

Para já, e em resposta ao André deixo algumas definições que encontrei no Wikipédia* e que traduzi como as interpreto. Fiz isto porque como sendo do ramo cientifico não sou dado a Kant (embora acho que o devesse ser), preferindo as definições e os teoremas. Há que começar por algum lado.

A palavra Critica surge da palavra Grega κριτικός, kritikós - aquele que discerne, que por sua vez surge da palavra grega κριτής, krités, significando aquele que faz uma análise detalhada, um julgamento com valor, interpretação ou observação. Uma critica, em termos gerais significa um julgamento democrático sobre determinado assunto, em contrário ao autoritatismo que pretende uma absoluta realização da vontade da autoridade, não estando assim aberto ao debate.

A Cidadania é a adesão numa comunidade e que transmite direitos a uma participação civil e politica activa. À pessoa que assume estes direitos, chama-se um Cidadão.

Um Cidadão tem deveres morais e éticos imediatos:
- Criticar construtivamente as condições da sua vida civil e politica que o rodeia.
- Participar activamente na sociedade para melhorar as suas condições de vida
- Respeitar os direitos dos outros
- Defender os seus direitos e os dos outros, daqueles que abusam dos direitos que exercitam ou disponibilizam

*Fonte de conhecimento questionável e que pode estar distorcida ou não; apenas depende de nós pôr em causa o que se lê. Assim como tudo na vida. Há que ter jogo de cintura e ficar à tona da água, assumindo à partida que se vai ter que beber uns pirolitos. Porque o raio da vida é complicada.

Sem comentários: