domingo, 13 de janeiro de 2013

Beleza trágica e sofrimento corajoso: eis as tendências da moda para o ano 2013.

2013 começou da melhor maneira ao ser convidada pela Samsung para fazer parte da nova campanha da marca, que convidou ao todo 5 bloggers de moda e lifestyle. Para além de mim, os outros bloggers envolvidos são a Maria (Stylista), a Pépa (Fashion-à-Porter), o Rodolfo (Lab Daily) e o Tiago (... And This is Reality).
 
Susana Rodrigues, ipsis verbis, no seu Blogue delirante, http://thestilettoeffect.blogspot.pt/


Acho muito mal que os portugueses tenham reagido da forma que os caracteriza ao fabuloso programa de exposição mundial da realidade não explicada, levado a cabo pela Samsung, ainda por cima tendo em conta que esse serviço público de exposição da natureza das coisas como elas são, foi prestado com um propósito aparentemente comercial e sem cobrar um cêntimo de impostos ao cidadão comum, tais são as maravilhas do marketing e gestão aplicados ao regular funcionamento dos mercados, sempre tão proficientes na busca da optimalidade e na observação das condições ceteris paribus. O problema dos planos de negócios é que são sempre espectaculares até os estimadores beta entrarem em roda livre e zás, sair uma Pépa Xavier com sua esplendorosa inocência (política, comercial, sociológica, cósmica, enfim, com toda a inocência que caracteriza as pessoas que fundamentam o seu sucesso numa afinadíssima capacidade de não exercer demasiada força contra o facto das coisas serem o que são, vendo-se depois, por uma qualquer misteriosa quebra do equilíbrio que sustenta a ordem, a braços com o facto das coisas serem o que são).
 
 
 
Quero em primeiro lugar solidarizar-me com a Pepa Xavier, uma pessoa que me traz doces e boas recordações do tempo em que por breves e inesquecíveis meses, este fabuloso autor que vos escreve, com os seus fabulosos 30 anos de sofrimento tragico, dançava sobre o arame da tragédia e explicava os maravilhosos mistérios de todas as coisas em geral, incluindo o fascínio da beleza, às meninas do eixo Estoril-Cascais-Quinta da Marinha, meninas que como a Pepa pretendiam matricular-se em cursos de Direito, Gestão, Economia, Marketing e outras gargalhadas semiológicas, tendo que para tal ultrapassar os labirintos escuros dos genocídios fascistas, a emergência do electromagnetismo e da relatividade geral, a emergência da escolha racional e outras gargalhadas da causalidade.
 
 
LAUNDRY DAY - Steven Meisel 
 
Em segundo lugar, comunico a todos os leitores que de hoje em diante vamos empreender aqui uma experiência sociológica vanguardista, estilo FMI mas com pessoas inteligentes, procurando fazer explodir a visibilidade mediática deste blogue, para utilizar as palavras do Tiago Miranda - que é aquela pessoa da campanha Samsung que aparece envergando um casaco de malha onde criancinhas birmanesas tricotaram gravuras de Escher - com as tendência da moda para o ano 2013, mas também partilhando os nossos vastos conhecimentos de Moda, Design, Vinhos, Amigas e Amigos, Cinema, Coisas da cultura, aspectos que segundo o Tiago Miranda constituiem o cerne da boa vida, um conceito aristotélico que o mesmo Tiago Miranda tem desenvolvido com muito mais brilhantismo do que o mercenário mestre ateniense (uma pessoa que ao contrário do Tiago Miranda traiu a boa vida e acabou por se vender aos interesses macedónios).
 
 
A verdade é que temos andado aqui todos o a dormir. Então o Tiago Miranda passa o dia a comentar roupa, filmes, livros, gajas bonitas e bem maquilhadas em cenários de sonho e recorrendo a um domínio da língua portuguesa que com jeitinho um gajo conseguia reproduzir automaticamente num programa com um universo vocabular de não mais do que 25 conceitos mais 10 operadores combinatórios, o que com um gerador aleatório podia produzir número suficiente de comentários que dava para um gajo ficar só pelas escolhas das fotografias das gajas, sem que ninguém submetesse a coisa ao teste de Turing, e com o guito da publicidade, o resto da nossa boa vida era escrever obras-primas e ler produção académica sobre Shakespeare e Melville. Mas estamos à espera de quê?
 


 

Pára tudo! Mas é que pára já e imediatamente tudo! Quem é este gajo aqui no canto inferior esquerdo? Será possível, meu deus?
 
Foda-se. Foda-se. Foda-se. Três vezes foda-se. Nem tu Pépa, nem tu; e nem será preciso esperar pelos idos de Março, pois neste momento agarro já com dor infinita as dobras ensanguentadas da minha toga, trespassado pelos punhais ensanguentados do destino, e deixo cair o meu corpo desfeito por esta desilusão sobre o mármore frio deste Senado: Roma nunca fez outra coisa senão pagar a traidores. Então um gajo prepara-se para espalhar magia no mundo da moda, está já inspiradíssimo para entrar dentro do segredo, revolucionar o campo semântico do fashion e ganhar petroleiros de euros a comentar as tendências morfológicas para 2013 e não é que logo ao primeiro minuto de navegação no blogue da Pépa Xavier, em busca de uma imagem capaz de detonar a inspiração ilimitada deste menino que vos escreve, sai-me o Peixoto à mesa, de bracinhos cruzados diante de talheres de prata, sobreposto a uma fotografia da bela Pépa Xavier? Eu já estava convencido da existência de uma conspiração das leis naturais para travar a evolução orgânica da minha personalidade, mas isto é a confirmação apoteótica da conjectura. Estou perdido.

5 comentários:

Izzy disse...

HAHAHAHA! O teu nemesis persegue-te por todo o lado. Estas condenado.

Tolan disse...

que raio está ele a fazer ali?

alma disse...

alf,
No essencial o Peixoto está para a literatura como a pepa para a moda* heheheheheh
Não passam de acessórios …

*Quando a moda chega à rua passou de moda (CHANEL)
Vá ao blogue da pequena e deixe-lhe "o elogio da derrota" .

Ex-Vincent Poursan disse...


Eu agora não tenho tido tempo para merdas tipo ler blogs, derivado ao facto de andar a fazer coisas importantes.
Aproveito este interregno na manufactura de coisas importantes, para vos presentear - à borla, talvez tenham percebido que era à borla mas não há nada como – com uma proposta importante:

- Mata-se o cão;
- Tinge-se a pele de preto (por azar o sacana do cão é castanho) e encomenda-se uma mala a um industrial de marroquinaria cigano;
- Do que sobrar da pele do cão, manda-se fazer, ao mesmo cigano, uma zabumba;
- A 31.11.13 (que por acaso não existe mas a lei da capicua tem de ser respeitada de modos que passa para o dia útil imediatamente seguinte) oferece-se a mala à pepa;
- Encomenda-se um romance ao Peixoto, daqueles literários e com um título assim tipo “nenhuma mala preta se encontrará na escuridão quando ladrar o cão”;
- Na data capicua imediatamente a seguir à publicação do livro do Peixoto, entrega-se a zabumba ao alf para ele ir zabumbar na apresentação do livro, enquanto grita: o livro é uma merda!... após o que postará aqui um ensaio a dizer a mesma coisa. Mas numa composição que tenha pelo menos 717 caracteres… isto dos 717 tem mesmo de ser por causa da lei das capicuas.

E pronto… acabará a crise e viveremos todos felizes para sempre.
Ah… e o livro do tolan será publicado… já agora, felicidade completa!!!

Tolan disse...

O titulo “nenhuma mala preta se encontrará na escuridão quando ladrar o cão" é... é muito bom...-_- é melhor que... posso usar esse?