segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Cinco gigantes intelectuais do nosso tempo e um pobre caminhante solitário, uma pessoa que apenas quis ser uma pessoa, mas se é para daqui a trezentos anos espetarem com o meu nome numa placa comemorativa na mesa à volta da qual se sentam estas pessoas, então não contem comigo para alterar o curso da história: havemos de nos foder todos, mas tal como estava previsto e sem novidades.


2 comentários:

alma disse...

eh eh eh eh
Que medo da internet :)))

Estes foram os que vomitaram :) mas gostaria de ver quem os ouviu :)))



F. disse...

Viriato Soromenho Marques deu as aulas mais espectaculares sobre os nossos caros heróis do USA. Homem de grande cultura ainda que sinta alguma admiração por Kant que nunca cheguei bem a compreender - diga-se que o alemão ainda que "genial" do ponto de vista em que comummente é empregue esse termo era demasiado complicado a explicar-se coisa que me leva a crer que a sua cabeça não estava assim tão organizada como o seu pragmatismo gostava de dar a entender.

Em todo o caso...Rousseau é mais um daqueles franceses pelos quais dificilmente sinto admiração. Deve ser a minha profunda admiração pelos anglo e por Proust (muito mais filosofo que esses denominados académicos franceses todos juntos), mas acho que os franceses contribuíram algo pouco significativo. Marcaram mas nada tão grande como outras nações com as quais a nossa mente já não existe. Grandes pensadores são aqueles que marcam de tal modo que ficam entranhados no código genético das gerações seguintes sem que estas se apercebam disso.

Mas para terminar e porque estou a gostar imenso de falar desta área que tanto me diz e ao mesmo tempo tanta frustração me causou, os francesinhos tal como muitos outros que os antecederam e sucederam, mais que não são do que notas de rodapé de um primo Grego bem distante...ahahahah e todos esses gregos antigos vieram perto daquele sítio onde há bombas e mísseis. Como a Europa é ignorante!