domingo, 28 de outubro de 2012

Um tipo questiona-se (II)


Outra curiosidade que a minha busca de emprego revelou foi a uniformidade dos baixos salários pagos por essa Europa fora. Sim, eu escrevi baixos.

Ora, eu estava convencido de que lá fora, as empresas pagariam bateladas de massa pelo privilégio de empregar a minha pessoa. Uma rápida pesquisa pela net revelou que não só na Europa se ganha pouco mais do que cá, como os impostos lá fora garantem que ninguém enriquece a trabalhar.

Mas o que mais me estranhou foi a estranha homogeneidade dos salários. Mais centena menos centena de euros eu iria ganhar o mesmo, quer fosse para Cambridge, talvez vá, quer esteja em Roterdão, vou lá dar um saltinho, ou me mude para Bruxelas, pode ser que sim.

Isto é extraordinário. Os oirópas, designemos assim a malta para lá dos Pirinéus, garantiram-me até que só me iriam pagar de acordo com a posição e a experiência. Que se estavam positivamente a cagar para eu ter custos na mudança e que querem lá saber quanto custa o aluguer de um T2 minúsculo.

E extraordinário é porque contrasta com a minha experiência cá. Logo no início da caminhada falei com uma multinacional sediada nas bordas de Lisboa. Não só pagam mal, para os standards nacionais, como permitem uma grande disparidade de salários para as mesmas posições. Um enorme desincentivo ao esforço individual, como se percebe.

Acrescento também um deslize de um ex-patrão: quando se queixava dos elevados custos salariais da empresa, deixou escapar quanto ganhava o meu colega. Quatro vezes mais que eu porque ele foi cigano o suficiente na altura de negociar. Saí ao fim de dois meses.

1 comentário:

binary solo disse...

2 comentarios:

1. olha que eu tenho experienciado outras realidades. provalvelmente deve ser da area. os salarios la fora sao consideravalmente mais altos do que aqui. no meu caso chegam ao dobro. e verdade que as despesas sao mais altas la fora, mas nao chegam ao dobro do que as daqui.

2. quando falavas la em baixo das ciencias sociais, noutros paises isso nao quer dizer nada. Ha anos trabalhei com um alemao (tirou fisica teorica) e andava a instalar servidores com windows. Ha muito mais abertura para poderes trabalhar noutras areas desde que mostres outras capacidades tambem.