segunda-feira, 29 de março de 2010

O Ricardo Sá Fernandes tem que pagar 13 mil euros ? Tadinho....

Gostava de relembrar os telespectadores mais distraídos que o Ricardo Sá Fernandes, na sua breve passagem por Secretário dos Assuntos Fiscais, passou o tempo todo a publicitar o caso da morte do Sá Carneiro. Por mero acaso, era na altura advogado da família de uma das vítimas (penso que do Adelino Costa) e o caso estava para ser encerrado.

Gostava de relembrar os telespectadores mais desatentos que o outro mano ganhou fama e publicidade à custa de estupidamente embargar uma obra que custou largos milhões à Câmara de Lisboa. Que foi vereador eleito pelo Bloco de Esquerda, e apesar de não ter qualquer pelouro tinha pagos pela câmara, uma mão cheia de assessores e um motorista. E claro, nas últimas eleições, o mano do Ricardo prontamente mandou o Bloco às favas e amancebou-se com o António Costa. Parece que é vereador dos espaços verdes, mas só tenho memória do dinheiro que torrou a ornar  paragens da Carris com ventoinhas.

E para os restantes telespectadores, convinha não esquecer que a primeira advogada do Domingos Névoa fazia parte do escritório do Sá Fernandes. Só mudou algumas semanas depois no Blasfémias terem chamado a atenção para este pormenor.

Esta história cada vez mais parece o clássico conto do vigário. O Domingos Névoa, o inexperiente corrupto da aldeia, vem à capital e prontamente é vigarizados pelos primos da cidade. Antigamente vendia-se a ponte Salazar, autocarros da Carris, o mosteiro dos Jerónimos. Agora os pobres aldeões são enganados para a auto-promoção da pureza e honestidade pessoal dos vigaristas.

O Ricardo Sá Fernandes não recorreu da decisão porquê ? A notícia é convenientemente ambígua, mas penso que é sempre possível recorrer da decisão de um tribunal que não o Supremo.

2 comentários:

binary solo disse...

Dois comentários apenas.
1. A minha ideia original não era defender o Sá Fernandes. Nem quero. Era apenas apontar o ridículo da situação e de mais uma vez como a justiça parece rolar ao sabor do vento.
2. Podes recorrer do Supremo, mas nao para instancias em portugal, ou seja so para o europeu ou internacional. Advogado precisa-se para mais esclarecimentos.

ngoncalves disse...

Eu sei. Eu também não estou a defender o Domingos Névoa. Apenas que a sensação que esta história toda está muito mal contada.

Pode ser uma teoria da conspiração, mas eu estou crente que o Sá Fernandes perdeu de propósito o julgamento. Acabou por pagar 13 mil euros (tostões para ele) para ser emoldurado como o campeão dos pobres e oprimidos.