quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Je ferais de la pop, pour toi Penélope

Ouvi ontem na rádio que as pensões que o estado paga deveriam descer porque estão indexadas à inflacção, que este ano foi negativa. Sublinhe-se "deveriam", porque o governo, e todos os partidos representados na assembleia, imediatamente se propuseram a modificar a lei para que as pensões não diminuam.

Esta situação ilustra perfeitamente a política tal como ela é em terras lusas: os problemas resolvem-se com a legislação. As pensões devem descer, e eu enfatizo "devem", porque se decidiu que estas devem de estar indexadas à inflacção. A intenção é boa, proteger os pensionistas, mas como sabemos bem, de boas intenções está o o inferno cheio.

Se o governo quer evitar que as pensões desçam, então tem que explicar aonde é que vai cortar no orçamento para obter o dinheiro extra que vai gastar com as pensões. A ideia peregrina de que os bolsos do governo não têm fundo tem consequências sérias. Da última vez em Portugal, este tipo de brincadeiras terminou com um senhor de Santa Comba Dão no poder.

Sem comentários: