quinta-feira, 24 de setembro de 2009

A complexidade do Simplex

Um outro erro muito comum nos dias que correm é a busca da solução óptima para um determinado problema. O governo português, por exemplo, para resolver o problema da burocracia lançou o Simplex.

O simplex, fora da proganda do governo, é um método tipicamente utilizado para obter a solução óptima de problemas tais como: qual a quantidade de materiais a utilizar na fabricação de um producto, tal que maximiza o lucro. (Existem muitas condicionantes técnicas, mas esse não é um ponto relevante para a discussão). Dado o custo de cada material, a quantidade mínima necessária e a sua contribuição para a qualidade final, o método simplex faz umas continhas e dá cá para fora a solução óptima.

O problema está, tal como na teoria de jogos, na dificuldade em reduzir a números toda a complexidade da vida. Um exemplo. Quando Correia de Campos foi ministro da Saúde, tentou optimizar o funcionamento do SNS. Admitindo para simplificar que utilizou o método simplex, isto significa atribuir um valor a cada morte, a cada tipo de doença, o custo de um procedimento médico, etc. É perfeitamente razoável fazer este tipo exercício, mas novamente um ministro que utilizasse valores diferentes iria obter resultados distinctos. E ambos os resultados estariam correctos !

Note-se que é irrevelante o procedimento de optimização utilizado, porque o primeiro passo é comum a todos: reduzir a valores/custos a complexidade da vida. E é este passo que torna possível a obtenção de soluções diferentes para o mesmo problema. Ou por outras palavras, o problema da tomada de decisão não desapareceu, apenas foi varrida para debaixo do tapete.

Sem comentários: