quarta-feira, 29 de julho de 2009

Unión Ibérica

Caro Leitor: Hoje as 9h20, antes de vir ler, não só o grande intelecto do Raposo, esse guru da opinião da blogosfera, mas também a minha República de Platão, dei um saltinho pelo El País. Sim, porque eu não leio só A Bola, nem tão pouco dedico-me a escrever poesia. E vi a notícia que se segue em baixo, duma sondagem sobre a integração política de Portugal com Espanha. Seria bom? Eu, como o Binary Solo, também não gosto muito dos espanhóis, mas se for para a malta viver melhor, sem ter que levar com a Ferreira Leite, nem com o Sócrates, então vamos. Halla Unión Ibérica. Caro Leitor peço-lhe só um favor: dê-me a sua opinião.

"La unión política entre España y Portugal es una idea que divide a los portugueses y causa indiferencia en España. El 39,9% de los ciudadanos del país vecino es partidario de integrarse con España en una federación, mientras que la mayoría de los españoles expresan su desinterés cuando se les plantea la propuesta, según una encuesta de la Universidad de Salamanca que fue presentada este martes en la sede de la Secretaría General Iberoamericana en Madrid. El 30,3% de los españoles apoyaría la creación de una unión ibérica."

Veja a notícia toda neste link: http://www.elpais.com/articulo/internacional/portugueses/apoya/union/politica/Espana/elpepuint/20090728elpepuint_12/Tes

1 comentário:

Nelson Goncalves disse...

Pessoalmente não tenho nada contra Espanha ou os espanhóis. Acho até que é muito mais o que nos une que o que nos separa. Idem para os italianos e a américa latina.

Mas como diz o texto, o iberismo já não é de agora e a sua aceitação depende muito da situação de cada país. Se Espanha está pior que Portugal, os são os espanhóis que se querem juntar. Actualmente parecem ser os portugueses a querer ser parte de Espanha. Sinais dos tempos.

Pessoalmente sou contra, porque já mostramos ao longo de mais de 800 anos que somos perfeitamente capazes de tomar conta de nós próprios.