sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Um verdadeiro elogia à nossa derrota

Estava aqui eu no meu computador, sem nada para fazer, a vaguear pelas páginas da net e deu-me a vontade de espreitar o Orçamento de Estado para 2009. Fiz o download, passei o indice e comecei a lê-lo vagamente (já que o mesmo tem 375 paginas e tenho mas é de estudar química- fica aqui o meu desabafo) e cheguei a um quadro-resumo na página 17 com as receitas e despesas do estado para o ano 2009. Fiquei impressionado até com a redução do défice, ou a sua possível redução dado a conjuntura económica que vivemos actualmente, com a crise financeira. Reparei que o nosso défice em 2009 será de 2.2%, o que corresponde a 3850.5 Milhões de Euros.
Não prestando muita atenção ao que vinha a seguir no quadro, já que não domino, ainda, os altos conceitos da "suprema ciência da gestão", vejo uma bela frase do texto que dizia e passo a citar: "O facto de termos colocado as contas públicas em ordem exige um elevado sentido de responsabilidade". Pelo menos até estou de acordo com a entidade que escreveu esta frase tão digna. Mas como sou um pouco céptico em relação a estas coisas e não tinha mais nada para fazer, voltei a reler e a tentar analisar mais detalhadamente o quadro e vejo uma coisa espantosa: Podemos ter um défice baixo, relativamente a anos anteriores, e não estou a desculpa ninguém, fazendo elogios ao trabalho orçamental do governo ao tentar reduzir o nosso défice, mas quando se vê que nós, o Estado, temos uma dívida pública de 111 176.9 Milhões de Euros que representa 64.0% do PIB e que queremos investir em certos projectos que, na minha opinião, não são necessários, no imediato e mais vale agora continuar sem comboios que andam a trezentos à hora e aviões a aterrar no "deserto". O importante seria pagar a nossa dívida que temos no estrangeiro para podermos, mais tarde, viver folgadamente, fazendo com que o Estado (nós todos) pague as suas dívidas e cumprindo com todas as suas obrigações, exigindo ao governo que não desculpe crimes fiscais, como vem uma notícia hoje no Jornal Metro (quando não há tempo para ir comprar o publico aqui ao quiosque perto da minha casa lá tenho de ler o gratuito no comboio pa Lisboa).
Enfim um verdadeiro elogio à nossa derrota, enquanto povo que não liga à discussão política.

Para o leitor interessado em ler o OE para 2009 deixo aqui o link
http://www.governo.gov.pt/Portal/PT/Governos/Governos_Constitucionais/GC17/Ministerios/MF/Comunicacao/Programas_e_Dossiers/20081014_MEF_Doss_OE_2009.htm

Sem comentários: