quinta-feira, 29 de maio de 2008

Mário Pinto: mais um intelectual indispensável.




Divulgamos um excerto da infatigável prosa do Professor Espada, recentemente publicada no Expresso, Segunda-feira, 17 de Mar de 2008 - mais uma jornalada de referência. Versa sobre um outro intelectual indispensável. Muito há a comentar sobre este constante e estimulante "shake-hands" entre os intelectuais da democracia liberal. O problema é que outras leituras exigem a minha atenção neste momento. Embora essas pouco distintas prosas tresmalhadas do passado sejam de intelectuais dispensáveis, Universidades Públicas - entre as quais aquelas que fazem o favor de acolher os meus miseráveis trabalhos - exigem-nas. Infelizmente ainda não chegou a "livre iniciativa" à Universidade, pelo que não posso deliciar-me todo o dia com bibliografia repleta de Pintos e Espadas.


«Terá decorrido ontem em Lisboa, na Universidade Católica, uma homenagem ao Professor Mário Pinto (escrevo antes do evento). Trata-se de um acto de justiça e reconhecimento. Mas qualquer homenagem a Mário Pinto fica sempre aquém da dimensão da personalidade e da obra do homenageado. A sua discrição e o seu desapego a cargos e honrarias são hoje as mesmas que sempre foram. Mas a verdade é que o seu legado é imenso, abrange sucessivas gerações e inspira inúmeras instituições que ajudou a criar - e às quais nada pediu em troca. Católico convicto e observante, Mário Pinto esteve sempre do lado da tradição cristã da liberdade. No antigo regime, esteve ao lado do bispo do Porto e da Ala Liberal de Sá Carneiro. Foi deputado constituinte pelo PPD. Esteve no início da batalha contra a unicidade sindical e o restante estatismo jacobino, ajudando a criar a UGT. Mas a paixão da sua vida tem sido a batalha pela liberdade de educação, contra o Estado (des) educador - um tema que seria útil recordar no actual debate terceiro-mundista sobre a alegada reforma do nosso sistema soviético de educação.»


Perestroika, muito catolicismo observante e até breve.

1 comentário:

JR disse...

Epá, Apus, uma pessoa fica uma semana sem vir ao blog e encontra logo toda uma literatura (imagens e românticas e videos e tal), que até precisa de tempo para se actualizar!
Sabes que uma vez fui a Roma participar num congresso da COMECE (comissão dos episcopados da comunidade europeia) sobre os "Valores e perspectivas para a Europa do Amanhã (os 50 anos dos Tratados de Roma)"..... e tive o prazer de conversar em várias ocasiões com o teu amigo Espada e até discutir o tema da Liberdade de Educação com ele?..... Isto quase que me torna também a mim uma intelectual indispensável, não?