domingo, 30 de março de 2008

Será que a velha (mania de bater nos mais fracos) vai cair?

Sobre o caso da luta pelo telémovel não há muito mais a dizer. Talvez apenas referir que o comentário à ineficácia da escola é um epígono da própria ineficácia da escola. Com efeito, o sistema de ensino em Portugal deve ser muito mau. Um país que produz figuras públicas como Aníbal Cavaco Silva, José Miguel Judice, José Manuel Fernandes, José Socrates e lhes confere uma repeitabilidade intelectual totalmente improcedente (figuras cuja capacidade de análise é uma espécie de “subproduto cultural” para o segmento executivo dos vôos da TAP) dev estar a falhar redondamente na punição disciplinar dos seus alunos. O caro leitor pensará neste momento: “isto é totalmente injusto, pois que dizer de Alberto João Jardim, Santana Lopes ou Jorge Coelho?”. Na verdade, talvez uma pequena parábola explicite o meu argumento.


Há uns anos discutia com um amigo a excelência do futebol benfiquista. Nessa época de quase retorno à glória, a equipa da Luz arrancou uma vitória sobre o poderoso Manchester United, além de uma delirante vitória por 2-0 emAnfield Road contra o Liverpool. No início da quase gloriosa jornada, dizia eu:
- o Benfica tem condições para chegar um pouco mais longe na Liga dos Campeões.
Replicou o meu interlocutor:
- Não sejas maluco, com Moreto e Beto na equipa, nem da fase de grupo passamos.
- Não concordo. Normalmente, os problemas decorrem de quem julgamos que não originará problemas.
- Pois é, se ao menos tivessemos mais jogadores como Simão.
Para grande escandâlo de quem me ouvia, concluí:
- Não. O embaraço está precisamente no Simão, claramente sobreavaliado.

Alguns meses mais tarde, o Benfica jogava uma impensável passagem às meias-finais, perante o colosso Barcelona. Contra todas as expectativas, o Benfica segurou a avalanche de Ronaldinho Gaúcho e companhia. Moreto defendeu um penalty. Para quem se não recorda do jogo, lembro que a equipa aguentou o 1-0 quase até aos últimos dez minutos, altura em que Simão, isolado frente ao guarda-redes, desperdiçou o empate e a consequente vitória na eliminatória. Pouco depois do falhanço de Simão, o Barcelona selou o jogo com um segundo golo de Et'oo. Devo dizer que Quaresma - outro sobreavaliado - fez, recentemente o mesmo contra o Schalke 04, falhando um golo fácil. Na verdade, o Barcelona tem Edmilson (poderíamos lembar Pujol), que não é assim tão diferente de Beto ou Binya. O problema é outro, pacífico leitor. É a diferença entre Et'oo ou Ronaldinho e Simão ou Quarema.

Conclusões: para quem acha que o problema de Portugal é a menina do liceu do Porto devo lembrar que comparada com as delinquentes inglesas ganhamos por goleada em respeitabilidade e desempenho. Já na comparação entre Blair e Sócrates…

Sem comentários: