sábado, 1 de dezembro de 2007

Tudo Passará



Mas tudo passa tudo passará
E nada fica nada ficará
Só se econtra a felicidade
Quando se entrega o coração

Não sou economista nem gestor e cheguei mesmo a receber um 4 num teste de matemática do 12º ano, o que me valeu a qualificação de “pobreza franciscana”: desculpem mas não é para todos. Desde então tenho procurado perceber se o epíteto estava relacionado com a minha barba adolescente mal semeada, o facto de ter pouco dinheiro ou as goradas tentativas para resolver questões de trigonometria em estilo chilreio de pássaro. Contudo, tenho que confessar o acerto da minha saudosa professora: haverá coisa mais pobremente franciscana do que um exercício de probabilidades mal resolvido por um adolescente da periferia? Como diz um ilustre pensador, há 50% de possibilidades de qualquer coisa acontecer. Ou acontece ou não acontece. E comigo a matemática não aconteceu. Foi como uma mulher bonita que vemos cruzar a rua e perder-se na multidão urbana.

Vem isto a propósito do alegre exercício que, desde então, venho fazendo a título de penitência. Folheio, ocasionalmente, a imprensa económica. Devo dizer, caro leitor, que é um festa cívica de pensamento e vitalidade participativa. Esta semana o Expresso economia traz algumas reflexões prementes. Ficamos a saber que o senhor Comendador da Ordem de Mérito Agrícola, Comercial e Industria João Picoito, gestor de mérito reconhecido, é também Professor Catedrático convidado da Univesidade de Aveiro. Na procura de alguma informação sobre administração, a simples curiosidade, que em tempos matou o gato e hoje, felizmente, não mata sequer uma mosca, levou-me a uma notícia perdida na espuma dos dias: o senhor comendador Picoito recebeu em 2006 o doutoramento honoris causa. A justificação deixa todos sossegados e não envergonha o prestígio secular da universidade. Da mesma forma é indiscutível o trabalho científico-empresarial do agraciado: “o seu contributo persistente, relevante e singular, para o fortalecimento das relações entre as universidades e o meio empresarial, nomeadamente no domínio estratégico das Telecomunicações e o seu percurso profissional brilhante num domínio de actividade e num ambiente empresarial altamente competitivo em termos internacionais” conforme pode ler-se na notícia do sítio Ciência Hoje. Esta imposição das insígnias doutorais celebra uma nova etapa na vida dos portugueses, dos europeus, do mundo inteiro. Leite e mel correndo no deserto.

No sítio da Siemens pode também ler-se “Para quem conhece este professor, gestor e engenheiro electrotécnico, as razões de tal distinção são óbvias: o seu papel na criação e desenvolvimento de grandes centros de investigação de nível internacional em Portugal, o seu contributo para o fortalecimento das relações entre as universidades e o meio empresarial e o seu relacionamento institucional com a Universidade de Aveiro - com consequências positivas para a academia e para a região”. Nada a obstar. A política de aliança entre o tecido empresarial e os centros de investigação, neste sinergia de conteúdos para a criação de emprego e para o desenvolvimento económico português é arguta, poderosa, irrepreensível. Apenas uma pequena sugestão: enviem um mail ao director Martim Avillez de Figueiredo a avisar que o plano está em marcha e que não está sozinho nessa luta desigual contra a grande ilusão dos cursos de letras e a sua famigerada promessa de um bom emprego.

Quanto à universidade caro leitor tire o casaco e a gravata preta do armário que toca a finados. Somos nós, tu e eu, que não compreendemos a força da mudança, os ventos do progresso, as “forças progressistas” na expressão do gestor Carrapatoso que comandam o amanhã que canta.
Chegou a nossa hora, e não nos fica mal aceitar a derrota. Sobre o penalty do Veloso não digo mais nada. Sobre a velha citação do eclesiastes – “quem acrescenta ciência, acrescenta sofrimento à existência” – que Platão não se cansava de repetir, é bom que a coloques na reciclagem que o futuro não se compadece com hesitações.

Sobre o carácter crítico do conhecimento é coisa de alemães oitocentistas com barbas, atacados por problemas intestinais e falta de recursos. Sobre a relação entre ciência e independência é uma teia de aranha a limpar dos cantos esconsos do armário com os livros comprados naqueles desconcertados dias adolescentes de 68. Mas logo vem em meu auxílio esse canto profundo da ciência económica: convém não esquecer nelson ned, o conforto das solidões africanas nas colónias um pouco antes do retorno, o sonho das mulheres portuguesas que esperavam o regressos dos soldados – não esqueça o caro leitor que, também na economia, tudo passa.

1 comentário:

Vitor Correia disse...

alf, a sua prosa é muito cerrada, e fica-se sem saber muito bem ao que vem. Os seus amigos da Ermida devem perceber perfeitamente; mas o blogger comunica com o público.
De maneira que vou "mandar umas bocas" que, se passarem ao lado, paciência...
Também na economia tudo passa - certo. Mas o problema - o meu, pelo menos - é que eu também passo. E entrementes?
Só vejo uma saída: multiplicar por n as "Ermidas" para constituir um "tecido conjuntivo social" em que seja possível agir e pensar "autrement". Nada de política; apenas acção cívica.
No que é que isso vai dar? Não sei.
Sou apenas uma pessoa. Atiro "o barro à parede" e depois logo se vê...