terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Ler este texto tem o seu interesse...

... mas convém dizer que o propaganda model proposto pelo Ed Herman e Noam Chomsky é somente sobre a performance esperada dos media e não sobre os efeitos dessa mesma performance.

De resto ainda me falta ler Gramsci (os extractos que li não contam, assim como também não conta o que li sobre Gramsci) e acabar de ler The Shock Doctrine.

Noam Chomsky e Edward S. Herman, num livro já clássico de economia política dos media - "Manufacturing Consent" (Construindo o Consenso) -, desenvolveram um modelo de propaganda sistemática que explica como os grupos mais poderosos, ligados aos interesses empresariais ou ao governo, condicionam subtilmente aquilo que se pode ler, ouvir e ver nos meios de maior alcance.

Não é só o que se pode ler, ouvir, e ver; é também o que se pode pensar, dizer e discutir. Convém também dizer, como aliás já aqui foi dito, que a maior parte disto já tinha sido notada por Orwell (e realmente só faltou referir o Orwell naquele artigo) no prefácio que ele escreveu à Animal Farm. Nesse prefácio Orwell queixava-se da falta de liberdade de imprensa em Inglaterra, uma sociedade ostensivamente não totalitária e indicou alguns motivos para a situação ser assim.
O livro, que era uma sátira/crítica ao regime de Stalin, foi publicado e o prefácio foi censurado (em Inglaterra).

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