quarta-feira, 27 de maio de 2009

Isto realmente há com cada uma...

Este tipo de coisas faz-me uma confusão enorme. Não é que a verdade desportiva interessa muito mais aos portugueses que a defesa dos direitos do trabalhadores.

Categorizem-me como quiserem mas é caso para dizer que algo está mal, muito mal mesmo cá no nosso burgo.

Enfim, soube deste facto aqui e acreditem mesmo que é chocante.

Panem et circenses minha gente, Panem et circenses.

4 comentários:

Nelson Gonçalves disse...

Desculpe, mas proibir os despedimentos é uma idiotice pegada. O que se segue, o obrigar a contractação ? Proibir o aquecimento global ? Triste é que 50 pessoas tenham assinado para proibir os despedimentos.

ateixeira disse...

Antes de mais deixe dizer-lhe que essa sua atitude de chegar, criticar e insultar (qual menino de quarta classe) não chega.
Só dá a parecer que nem o leu a petição como deve ser. É que se tivesse lido tinha reparado que a autora da petição não se limita a pedir que os despedimentos sejam proibidos. Ela diz que para tal antes de mais é necessário criar as condições nas empresas para que tal seja possível. E o que é mais ela justifica o porquê do se tomar esta medida. os 25 mil milhões de euros que foram dados aos banqueiros (coitadinhos deles tão pobrezinhos que são) e disso o povo nada vê. E para rematar ainda levam com uns despedimentos em cima. Haja paciência!

Agora quanto ao resto do seu comentário: é tão miserável que precisava de ser dez vezes mais inteligente para ser considerado idiota.
Por favor explique-me como chega à conclusão que por se pedir que se criem condições às empresas para que não despeçam os seus conclui que logo a seguir se vai obrigar a contratar trabalhadores.
Eu nem sequer sei o que é proibir o aquecimento global por isso aqui deve ser mesmo burrice minha. Mas seja como for novamente suspeito que a ligação entre o que se pede na petição e isto seja inexistente.

Leia isto que talvez lhe venha a ser útil no futuro:
http://en.wikipedia.org/wiki/Straw_man
http://en.wikipedia.org/wiki/Slippery_slope

Da próxima vez não tente ser engraçado, faça por ser inteligente.

Nelson Goncalves disse...

Antes de mais, não houve da minha parte qualquer intenção de ofender ou ser menos correcto. Lamento que tenha sido mal interpretado e peço desculpa pelo sucedido.

Diga-me como é que se podem "criar condições nas empresas para que" seja possível não despedir. Uma empresa só pode pagar a trabalhadores se tiver dinheiro para isso. Caso contrário ou despede alguns ou fecha portas. Existirão certamente despedimentos para que o patrão continue a andar de mercedes. Mas impedir os despedimentos por decreto parece-me um monumental tiro no pé. Acredito que a ser implementada a proibição de despedir, apenas iria aumentar as empresas de emprego temporário, os recibos verdes, os que trabalham sem contracto, etc...

No actual conflicto da Auto-Europa os primeiros a ir embora são os 250 trabalhadores a recibos verdes. Que tecnicamente não estariam a ser despedidos se a hipotética lei estivesse em práctica.

Por fim, a medida não se justifica só porque o governo fez uma péssima opção ao pôr dinheiro nos bancos. Uma asneira não justifica outra.

ateixeira disse...

Antes de mais desculpe-me pela minha explosão. Fora ter tido um mau dia não tenho desculpa nenhuma e mesmo essa é esfarrapada. Se há quem tenha que pedir desculpa sou eu.

Antes de mais digo que não sou versado em economia e como tal estas sugestões que farei serão do mais incipiente que anda por aí. Primeiro quero notar o facto de apesar dos milhões que foram parar aos bancos sairam do povo sem qualquer tipo de contrapartida. Ao meu ver isso são logo dois erros em catadupa.
Depois quanto à questão dos despedimentos acho que muitas medidas poderiam ser tomadas. Uma muito simples que me ocorre seriam compensações a nível fiscal para empresas poderem manter os seus empregados. Outra seria utilizar uma parte do dinheiro que foi para os bancos para as PME's. Criava-se uma espécie de fundo de modo a poder socorrer-se PME's em necessidade. Outra medida que também daria muito dinheiro ao estado seria obrigar os clubes a sanar parte das suas dívidas ao fisco...
Pensamentos incipientes bem sei, mas que fazem querer que se se quisesses encontrar uma solução séria e responsável tal não seria de certo impossível.

Diga de sua justiça.