«Seja por jogos de palavras, seja pelo uso de um pormenor como característica de um todo, seja pelo aproveitamento dos sentidos possíveis e inesperados das premissas, o romance de Gonçalo M. Tavares denuncia um problema de linguagem que se torna um problema de raciocínio: a lógica opera, não a partir de realidades, mas de símbolos, da palavra cadeira e não da realidade que a palavra nomeia.» Pergunto: uma tosta-mista apontará para a realidade nomeada ou para o nomear da realidade com todos os sentidos possíveis e inesperados de uma tosta-mista? Entretanto, paga aí a minha tosta-mista.
«E estão as influências. Além das já referidas, há Mário Vargas Llosa (ai), Kavafis (onde?), Teju Cole (ui), Luandino Vieira (oi), Julian Barnes (génio), Elena Ferrante para a escrita sobre a infância (não comento), as memórias de Adolfo Maria sobre Angola... E a Bíblia a perpassar.» Os comentários entre parêntesis são meus, como é evidente.
Agora, atenção!
Calma.
5 comentários:
ora retira lá a vírgula entre a tosta-mista e o apontará, se faz favor.
outra coisa: será que teju cole como tostas-mistas?
tenho dúvidas.
Vírgula retirada. Quanto ao Teju Cole, não sei, mas aposto que o gajo não altera vírgulas mal colocadas e apanhadas pelos leitores, com tanta classe como eu. Provavelmente, por uma razão fundamental, é um gajo que acredita na revisão dos próprios textos, isto é, é um gajo com vergonha do que escreve, mas por razões erradas, a pior coisa que pode suceder a um escritor.
mas repara, alf, eu escrevi "teju cole como tostas-mistas" quando queria escrever "teju cole come tostas mistas." isto é, ao apontar o teu erro, cometi eu próprio um erro (ou, se quiseres, uma gralha, mas eu prefiro erro, sou homem com O grande, gralhas é para gajos como o m. tavares, homens com H grande).
em resumo: o lindelof é um craque, de certeza que come várias tostas-mistas por semana.
Alf, acho lamentável da tua parte não incluíres nessa escala o Pedro Boucherie Mendes: um gajo espectacular, com um nome espectacular e que até escreve livros, espectaculares, claro.
Mande a conta. Pago de bom grado!
CMB
Enviar um comentário