sábado, 25 de janeiro de 2014
A linguagem C como suporte interpretativo para a compreensão do mundo
Este texto do alf levanta um ponto importante, e realmente a máquina (entenda-se as redes digitais e os recursos computacionais que lhe estão agarrados) pode ajudar os escritores a ter um pouco mais de dignidade profissional. E não é só no sucesso de um livro que a máquina pode ajudar, no amor também. Aos mais deslumbrados com as maravilhas da técnica, não esqueçam que na origem estão humanos, a máquina está lá só para ajudar.
Mas o texto espicaçou-me o espírito. Como seria um mundo em que a literatura (entenda-se a palavra escrita nas suas variadas formas) tem um suporte predominantemente digital ? Um mundo em que quase toda a gente lê através de um leitor digital tipo Kindle ou Nook. Como seria este mundo ?
Caveat emptor: o que se segue é pura especulação, em que se olha para o passado da música e do software para se tentar prever o futuro da literatura.
Num mundo em que a literatura é consumida em formato digital, quase tudo quanto é livreiro, gráfica ou editora estão fechadas. Os custos de reprodução, distribuição e armazenamento praticamente não existem quando o produto está no formato digital e ocupa muito pouco espaço.
Em vez de livrarias, existem repositórios digitais onde qualquer autor pode submeter a sua obra. Por regra, os repositórios contêm pequenos textos (contos, poemas) gratuitos. A maioria tem publicidade entremeada entre os parágrafos, lá colocada pelos repositórios e totalmente fora do controlo dos autores. As receitas de publicidade revertem a favor dos repositórios. Os problemas da visibilidade do autor mantêm-se, apenas a edição e distribuição se tornam mais fáceis.
Nos repositórios também se encontram textos pagos mas a um preço bastante baixo, tipicamente um euro ou menos. A ideia é jogar com a lei dos números e vender em quantidade. Por exemplo, só o mercado para literatura em português tem cerca de 250 milhões de potenciais clientes. Apesar de alguns casos de sucesso, a maioria dos autores ganha tostões com os repositórios.
Aumenta número de revistas gratuitas, compostas por selecções de textos publicados num dado repositório. Apenas uma meia-dúzia de revistas atinge a notoriedade, promovendo uma competição feroz entre os autores para lá publicar. Com o tempo, a especificidade humana vem ao cimo e isto ou isto tornam-se a regra. Os editores das revistas são os únicos a serem pagos, os autores não recebem um chavo pelo seu trabalho.
A maioria dos autores tem um emprego estável, e publicam nas revistas apenas com o objectivo de aumentarem a sua visibilidade e o seu status laboral. Os jovens autores começam na universidade a publicar gratuitamente para abrilhantar o currículo.
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4 comentários:
Afinal qual é o preço justo de uma coisa?
Quem souber ganha um milhão de yenes
GB
O preço justo é o preço que o comprador está disposto a pagar. Vem nos livros.
Pois
E esses livros quanto valem?
GB
Não estou a perceber onde quer chegar. Se o argumento é que não existem preços moralmente justos, relembro que a moral não é perdida nem achada nos mercados.
Eu também não estou a argumentar contra o valor de uma aplicação de na loja da Apple ou da Google. Apenas que nestas lojas, a grande maioria dos autores recebe tostões (se receber).
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