sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Já estou bem melhor, obrigado.

As pessoas cuja moral e ética estão firmemente alicerçadas em conhecimento científico podem-me dar uma explicação racional para a Kiva sequer existir ?

Em que medida é que a sra. Susan, (Melrose, Florida, US of A) foi beneficiada em dar dinheiro à sra. Djura Husainova (Isfhara Tajiquistão) ? E porque é que os tipos que organizam o Kiva não fazem uma à Madoff, e pisgam-se com o dinheiro ? Isto é racional ?

4 comentários:

ateixeira disse...

Só posso ter percebido mal...

Estás a dizer que racional seria fugir com o dinheiro?

...

ngoncalves disse...

Qual é o motivo pelo qual os senhores da Kiva.org não fogem com o dinheiro ? Afinal alguém está a controlar que os seus 25$ realmente foram parar a um desconhecido perdido em África ?

Eu queria apenas lembrar que a maior parte das nossas crenças são irracionais e/ou ilógicas. Roubar é errado ? Porquê, se aumenta as nossas hipóteses de sobrevivência e aumentar a prole ?

Os argumentos darwinistas não são fáceis de aceitar porque pressupõem a existência de um conjunto de variáveis externas (ambientais) que caem do céu. Se as condições ambientais fossem differentes, a evolução teria resultados diferentes. Assim chegaríamos a um mundo onde roubar e matar fosse perfeitamente legítimo.

Eu tenho para mim que roubar é errado. Independente da forma como a espécie humana tenha chegado a este conjunto de valores.

ateixeira disse...

Li este texto três vezes mas juro que não vejo lá resposta para a pergunta que fiz.

"Eu queria apenas lembrar que a maior parte das nossas crenças são irracionais e/ou ilógicas."
Asserção bastante forte com a qual eu discordo (em princípio). Mas gostava de melhor saber porque dizes isso

"Os argumentos darwinistas não são fáceis de aceitar porque pressupõem a existência de um conjunto de variáveis externas (ambientais) que caem do céu. Se as condições ambientais fossem differentes, a evolução teria resultados diferentes. Assim chegaríamos a um mundo onde roubar e matar fosse perfeitamente legítimo."
Isto sim parece-me ser bastante ilógico. Em particular a terceira e segunda frases são ligadas por um Assim e não há nada de lógico que permita inferir a terceira frase a partir da segunda...

A sério que não percebi.

ngoncalves disse...

Os Aztecas matavam humanos ritualmente como se fosse a coisa mais normal do mundo. E tinham um argumentos perfeitamente racionais. Idem para os nazis que começaram o holocausto. Então porque é que não seria racional aos senhores da Kiva fugirem com o dinheiro ?

A nossa conducta não pode ser guiada apenas por motivos racionais. Tem que existir algo que não é racional, e que nos permite distinguir certo de errado.

Os darwinistas sociais argumentam que isso foi sendo adquirido e que as sociedades com "melhores" códigos de conducta tendem a ser dominantes. Eu não concordo com esta teoria e o poste tinha como objectivo mostrar isso.