terça-feira, 21 de julho de 2009

"Não venham depois dizer que foi o que as pessoas quiseram"

Tendo estado fora alguns dias só agora reparo neste post da JR:

Contributo para um debate político

"Encontramo-nos hoje em Portugal mergulhados numa dupla crise: uma que vem muito de trás, resultante de uma não-definição clara de objectivos consensuais para o futuro do País e outra, que resultou da aceleração e agudização desta pela crise global.

Estamos em vésperas de eleições. Os cidadãos, mulheres e homens, poderão ficar, mais uma vez, perante um menu diversificado de propostas avulsas, raramente bem esclarecidas e coerentes, sem terem em seu poder os dados necessários para fundamentarem e fazerem as suas escolhas. Continuarão alienados pela retórica dos discursos e cada vez mais descrentes quanto à importância do seu voto.

Urge, pois, neste momento crítico da sociedade portuguesa e da democracia, encontrar modos de proporcionar uma opinião pública esclarecida. (...)

É com este propósito que um grupo de cidadãs e cidadãos, insatisfeitos com os conteúdos e a qualidade do debate político partidário, tomou a iniciativa de reunir neste documento alguns contributos para um melhor equacionamento de opções com que o nosso País se tem de confrontar, nesta encruzilhada em que se encontra o mundo contemporâneo.

O link é este: http://www.cidadaosdebatempolitica.net/"

Entretanto o Rui Tavares também escreveu umas coisas muito boas sobre o manifesto e não só.

Eu já tirei o pdf do site e tentarei lê-lo nos próximos dias. O tempo porque passamos assim o exige.

Sem comentários: