Quem já esteve parado na A5, na marginal ou mesmo dentro de Oeiras, pode interessar a próxima imagem (imagem via oBiToque - cliquem para aumentar e perceber melhor):
Há que pensar neste facto (e estar parado no trânsito ajuda a pensar) de que há poucas alternativas para quem se desloca para Lisboa a partir de Oeiras e arredores. O comboio é um bom meio, mas ou se vive junto à estação ou então compra-se um bom par de sapatos. As (poucas) camionetas que existem e fazem a ligação aos subúrbios tem horários obtusos e que por vezes aparentam ser variantes com o vento que se faz sentir.
Tenho a sorte de trabalhar a 10 minutos a pé do trabalho, mas todos os dias passo por aqueles que lutam por um lugar na A5. Já vivi isso também e aos poucos uma pessoa habitua-se a sofrer. Apesar de tudo quando estava parado, muitas vezes lembrei-me do comboio cheio de gente suada e apertada as 8h e o carro rapidamente se transformava num sofá com musica a gosto. Nessa altura trabalhava num local onde só de carro conseguia chegar a horas. A alternativa de transportes públicos era andar pé + comboio + autocarro + andar a pé. Não haveria problema nenhum tirando o facto que o autocarro passava de hora a hora, e a partir das 20h não passava. Conclusão: tendo em conta o preço dos transportes e os horários não me admira que se continue a preferir o automóvel.
Voltando à imagem é bem esclarecedora de como seria melhor se houvesse mais transporte e melhor interfaces para as pessoas que vivem nos subúrbios. Ainda há pouco tempo a estação da CP de Oeiras foi brindada com estacionamento pago. Os senhores acharam por bem cobrar o ouro dos deuses por um lugar. O resultado foi um parque vazio e os passeios à volta cheios de carros estacionados fruto de uma imaginação riquíssima baseada no best-seller "como conseguir meter um veiculo onde não há lugar para ele em 2 lições". A bom tempo alteraram a politica e cobram agora "apenas" 1€ por um dia de estacionamento. Foi uma boa ideia. Mas claramente insuficiente. Porque continuam a haver carros em cima dos passeios. Ideias? É necessário aumentar estes interfaces e até mesmo porque não criar uma rede de transportes públicos só do concelho? (ao exemplo do Barreiro, Setubal, etc). Já vimos que o que existe não chega. O transito não para de aumentar. Em Oeiras temos o SATU. E sim é tecnologia de ponta. Mas viaja sozinho. E acaba em lugar nenhum.
ps. De bicicletas não falo. Quem já esteve em Munique ou Berlin sabe bem que lá fácil de andar de bicicleta. Em Lisboa as 7 colinas falam por si. Os taxistas idem.
2 comentários:
O SATU e a sua implementação têm sido tudo menos pacíficos. As vantagens a ele inerentes não evitaram a formulação de críticas e processos judiciais por parte dos moradores do bairro da tapada do mocho, reportadas ao ruído por este emitido, bem como pelo facto de a linha do SATU estar junto a janelas, rente a edifícios de habitação preexistentes, sombra criada sobre os edifícios e perda de vistas para o mar, destruição de espaços verdes e praga de pombos que usam a estação como refúgio, tratando-se ainda de um meio de transporte sem utilizadores, sendo já conhecido como 'comboio-fantasma'. A isso juntam-se também os protestos dos vereadores da oposição pelos elevados custos de manutenção aliados às baixas taxas de ocupação.
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